Conheça as doenças mentais causadas pela Covid-19, elas podem surgir até 3 meses após a infecção

O risco acaba sendo duas vezes maior em pacientes que precisaram ficar hospitalizados.

A Covid-19 pode ter consequências ainda desconhecidas para as pessoas que contraíram a doença e se recuperaram. Um novo estudo concluiu que um a cada 16 pessoas que foram infectadas e que nunca apresentaram doença mental serão diagnosticadas com algum tipo de transtorno desse tipo no prazo de três meses depois da infecção. Esse risco acaba sendo duas vezes maior para aqueles que tiveram necessidade de serem hospitalizados.

A conclusão foi feita após uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e que foi publicado na plataforma científica MedRxiv neste último domingo, 16 de agosto. “Os mais comuns foram os transtornos de ansiedade, mas depressão, insônia e, raramente, demência, também ocorreram”, afirmou Maxime Taqued, uma das coordenadoras do estudo. Até perda de memória foram relatadas, sendo importante procurar ajuda de um médico, pois é possível melhorar os sintomas, explicou um dos pesquisadores.

No mês de julho, uma pesquisa que foi realizada pela UCL – University College London, fez a análise de 43 pacientes infectados com o coronavírus que tiveram complicações neurológicas consideradas graves pelos médicos após a infecção. Eles apresentaram sintomas como tremores, delírio, psicose e também danos cerebrais como AVC – Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame.

A Covid-19 é uma enfermidade nova e infelizmente ainda não se tem conhecimento de todos os seus efeitos no organismo. Contudo, já se tem certeza da grave lesão que provoca nos pulmões e também pode gerar sérias consequências no coração, intestino, rins, sistema vascular e o cérebro.